Quando somos confrontados nas notícias com mais um conflito, temos a tendência de pensar que é mais uma quezília passageira de um conjunto de indivíduos mal dispostos e mal esclarecidos, havendo sempre os bons e os maus.
Pois bem, convido-vos a pensar de outra forma, os conflitos são por vezes muito complicados de entender e a História das relações entre Portugal e Espanha é disso a prova. Quantos anos de guerra foram necessários para que hoje em dia seja impensável quebrar os laços de paz que nos unem a nuestros hermanos?
Quando um conjunto de pessoas decide manifestar-se contra alguma coisa e de um modo mais extremo, lutar pela autonomia de uma região, então deverá haver razões profundas para tal acontecer.
Se hoje a Europa está em relativa paz, é porque está a chegar ao final de um caminho de disputas que levam em ultima análise ao equilíbrio das sociedades. É bom não esquecer que o maior período de paz (contínuo) alguma vez existente na Europa foi o período entre a 2ª Guerra Mundial e a Guerra dos Balcãs.
Mas será que todos os conflitos foram resolvidos de uma vez por todas?
No site que vou indicar podem fazer um exercício muito interessante sobre a evolução do mapa da Europa nos últimos mil anos. Nesta evolução é bem patente a origem de alguns conflitos que aconteceram outrora e outros que ainda acontecem hoje em dia. Conseguiremos prever o próximo?
O site é http://www.euratlas.net/history/europe/ e desde já dou os parabéns aos seus autores. Comparem os mapas de 100 em 100 anos e vejam países e povos inteiros a aparecerem e a desaparecem por completo!
Imaginem só que podem até ver de onde vem algumas das nossas tradições, caso decidam ir mais atrás no tempo; por exemplo, que outro país terá como prato nacional umas espetadas grelhadas na brasa?
Sem comentários:
Enviar um comentário