As noticias mais importantes são por vezes aquelas que são menos empoladas pela comunicação social.
Esta diz respeito à energia, concretamente ao gás e trás a Turquia e Azerbeijão à cena da discussão do fornecimento de gás à Europa:
http://www.europeanvoice.com/article/2010/05/gas-company-joins-adriatic-pipeline/68038.aspx
Vem pôr em causa o quase dominio absoluto da Russia no fornecimento de gás ao Norte da Europa podendo trazer potenciais conflitos na já delicada região do Caucaso.
O pipeline é suposto vir do Azerbeijão para a Turquia, entrar na Grécia e acabando na Itália. Como é fácil de ver, muitos inimigos tem que se pôr da acordo: Grécia e Turquia, Azerbeijão e Arménia; sim e é nos vizinhos do Azerbeijão que aposto que a coisa vai aquecer porque a Turquia não faz fronteira com o Azerbeijão.
Ora a noticia afirma de animo leve:
"Today's agreement is the second major development related to Nabucco in recent weeks, following an agreement between Turkey and Azerbaijan fixing the purchase price and transit fees for Azerbaijani gas due to be piped via Turkey en route to Europe."
Um dos vizinhos do Azerbeijão é um dos povos e dos estados mais antigos do mundo, a Arménia. Existe, como alguns se lembram, um conflito ainda em aberto sobre Nagorno-Karabakh entre a Arménia e o Azerbeijão, portanto uma ameaça à paz do pipeline.
Em alternativa o pipeline pode passar pelo Irão e provocar mais dores de cabeça para alguns países.
Finalmente, a Georgia também é uma alternativa, mas existe uma disputa no acesso da Georgia ao Mar Negro com a Russia e recentemente houve uma guerra por isso mesmo. O pipeline não irá pelo Mar Negro mas é imporante a estabilidade do país por onde passa.
Como vêem uma simples noticia pode alterar muita coisa lá fora e cá dentro, sim porque Portugal não produz gás (o nosso vem do Norte de África, mas ainda assim...).
Sem comentários:
Enviar um comentário